O que é a LITERATURA DE COLO?
Colo é o lugar de acolhimento, de proteção, onde o bebê se aninha, encontra calor. No colo, nos aproximamos do órgão vital de sobrevivência, o coração. Conseguimos ser guiados pelo seu ritmo. Isso para quem recebe.
Para quem oferece, “dar colo” é dar abrigo, sustentação, segurança. É se envolver com o calor do outro. É dar invólucro para o corpo, o que a barriga fez durante a gestação.
A coleção "Literatura de Colo" publica livros pensados para a primeiríssima infância, período que vai da gestação aos 3 anos de idade.
E por que é importante olhar com cuidado para esse período?
É nesse espaço de tempo que toda a estruturação psíquica de um indivíduo é formada, ou seja, as maneiras como irá se relacionar com o mundo. E isso porque as áreas fundamentais do cérebro – relacionadas às emoções, contatos interpessoais, caráter, personalidade e aprendizado – são desenvolvidas nesse período.
Ou seja, o que o bebê vive nesse período é fundamental para definir que indivíduo ele será.
E o que a literatura tem a ver com isso?
Por meio dela é possível estabelecer o elo entre mãe e bebê.
A partir do quarto mês de gestação, aproximadamente, o aparelho auditivo do bebê começa a ser desenvolvido. Assim, desde muito cedo, ele inicia o reconhecimento da voz da mãe, que já o carrega, já o embala, antes mesmo de nascer. Quando, então, o bebê nasce, frente aos temores e desafios de fazer os pulmões funcionarem, de entrar em contato com algo externo em sua pele para se aquecer (roupa), da luz e do silêncio, o único acalento é a já conhecida voz materna. É um reconhecimento de si mesmo e da situação intrauterina, mesmo que agora a voz já não seja abafada e acompanhada de inúmeros outros barulhos, como os do coração e outros órgãos.
É essa voz de conforto e relação de afeto que queremos buscar a partir dos livros da "Literatura de Colo", pois essa voz nutre, acalma e traz segurança.
Os livros da Literatura de Colo possuem narrativas que vão compor a história desse bebê junto com sua mãe ou cuidador, e que marcará a construção do seu ser.
Nossos livros oferecem a literatura como instrumento para uma relação afetiva entre mãe e bebê.
Ah, então esses livros são só para bebês?
Não. Assim como todos os livros de literatura que publicamos, eles possuem uma fronteira maior de leitura, ou seja, alcançam adultos e crianças em diferentes camadas. No entanto, são livros pensados nos bebês como destinatários primeiros. São livros que o bebê alcança em sua leitura primeira de descoberta, com elementos que provocam, que trazem o estético e aguçam o olhar.
A materialidade desses livros também foi pensada para esse público. Miolo com gramatura maior, capa dura e bordas arredondadas.